segunda-feira, 12 de novembro de 2012

VENTOS


Ventos - Em constante movimento


O vento que destrói tanta coisa, quando a natureza se faz por sua vez, também pode ser o vento que te faz falta quando está um sol de 40° C. O vento é muito importante para a dinâmica atmosférica, não é pra menos que vamos falar um pouquinho dele.

Nosso planeta está cercado de ar, esse ar nunca está parado, não, ar nunca para de se mover. O ar em movimento é chamado de vento. Quando mal sentimos o vento chamamos de brisa, aquele vento com menos de 20 Km/h, que para as embarcações é sinal de calmaria. Mas mesmo assim, com tantos movimentos, a brisa não impede que pequenos ventos se tornem fortes ventos, chegando a formar furacões, afetando plantas, arbustos e trazendo grandes impactos.

Os ventos surgem de diferenças na pressão atmosférica. As zonas de alta pressão são chamadas de Anticiclones e as de baixa pressão de depressões. Como o vento acontece parece um pouco como um balão de ar, o ar de dentro sempre tenta sair, pois a pressão lá é maior que do lado de fora. Esse ar que escapa cria uma corrente de ar que é o vento. A mesma coisa acontece em volta da terra. Os ventos sopram entre as áreas de alta e baixa pressão, sempre de cima para baixo, é como se tentassem equilibrar as pressões. Normalmente, os ventos deveriam se deslocar em linhas retas, mas outro fator os faz desviar. A terra gira no seu eixo criando uma força que arrasta tudo junto com ela, o nome dessa força é: Coriolis. Sendo a terra uma esfera, isso quer dizer, que o ar se desloca na horizontal apenas no Equador (linha). No hemisfério norte, acima do Equador, os ventos são forçados para a direita, no Sul ocorre o oposto, para a esquerda.


Os ventos que conhecemos em geral não sopram acima dos 10 km/h de altitude, mas existem correntes de vento até o topo da nossa atmosfera. O aero-jato pode fazer até 400 km/h. Em geral, na escala de todo o planeta, os ventos tendem a levar ar frio em direção ao Equador e ar quente em direção aos polos. Assim, os ventos tem um papel muito importante na determinação dos diferentes climas, transportam umidade na forma de nuvens e é a chuva que cai dessas nuvens que tornam a vida possível. Além de ajudar na vida os ventos também trazem problemas, como na vegetação. Em regiões de fortes ventos as plantas se desenvolvem com dificuldade.

Mesmo o homem sabendo como usar o vento para o seu favor, nunca vai descobrir como deter o vento, ele pode ser violento. Quando os ventos passam dos 90 km/h são tempestades, ciclones e tornamos são os mais terríveis, podem chegar a 500 km/h e quando isso acontece o vento leva quase tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário